Informações

Prazos

Inscrição com apresentação de Trabalho (Gratuita)
INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
Inscrição como ouvinte (Gratuita)
INSCRIÇÕES ENCERRADAS. EVENTO LOTADO.


Modalidades de Participação

Os participantes do I Seminário de Arte, Filosofia e Processos Culturais podem se inscrever sob duas categorias distintas: com apresentação de trabalho em simpósio temático ou como ouvinte.

Em ambas as modalidades o evento não cobra taxa de inscrição.

1. As apresentações de trabalhos** estão limitadas ao formato de comunicação oral e podem se inscrever nessa modalidade professores da educação básica que desejam apresentar trabalhos científicos ou relatos de experiência. No momento da inscrição, o participante fará também a proposta de apresentação, que deve ser vinculada pelo(s) autor(es) a um dos quatro Simpósios Temáticos sugeridos pela comissão organizadora do evento. As inscrições com apresentação de trabalho somente serão efetivadas com o envio do resumo do trabalho, produzido de acordo com as normas do evento, e com o envio da inscrição (ver aba ‘Normas para Resumos’).


SIMPÓSIO TEMÁTICO 1 – Processos Culturais: apresentação de comunicações e relatos de experiências na escola
SIMPÓSIO TEMÁTICO 2 – Escola, história e perspectivas: apresentação de comunicações e relatos de experiências na escola
SIMPÓSIO TEMÁTICO 3 – Meio-ambiente, sociedade e responsabilidade socioambiental: apresentação de comunicações e relatos de experiências na escola
SIMPÓSIO TEMÁTICO 4 – Iniciativas de integração escola-comunidade: apresentação de comunicações e relatos de experiências na escola


**Cada apresentação oral terá a duração de 15min e as perguntas serão feitas ao final de cada Simpósio Temático, quando todos os trabalhos tiverem sido apresentados.



LEIA A DESCRIÇÃO COMPLETA DOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS NA ABA “PROGRAMAÇÃO”





2. Como ouvinte o participante deve se inscrever sem envio de trabalho e sem seleção de Simpósio Temático. Também deverá frequentar os dois dias do evento para ter direito à certificação de 16h.



Objetivo Geral do Evento
- O Seminário almeja contribuir para a formação continuada de professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.

Veiculado ao processo do saber compartilhado pela experiência do cotidiano escolar, visa contribuir para  o recomeço de composição da “cartografia contemporânea” que norteia  a experiência na Escola. Indagar qual é o lugar do professor e intelectual? Fala em nome de quê? “De uma função? De um saber? De uma experiência? O que é que representa? Uma capacidade científica? Uma instituição? Um serviço?



Objetivos Específicos
- Obter traços de uma nova compreensão da relação entre o pensar e o impensado que desvela a obra de arte, o pensamento filosófico e o psicanalítico.

- Alcançar, a partir do movimento dilacerado que suscita a experiência, por meio das relações entre-expressivas da fenomenologia da expressão, as relações com outros saberes desencadeados nos processos culturais.

- Contribuir para a qualificação do debate que constitui os estudos literários, os estudos filosóficos e os processos culturais produzidos e veiculados pelos campos do conhecimento, em especial o campo da linguagem.


Outras informações

O Seminário, a ser realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó, contará com a presença de docentes palestrantes que pertencem ao quadro de programas de Pós-Graduação da UFFS, UDESC, UFSC, UFRJ, UFRGS, UFPR, e professores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Como público-alvo, o Seminário visa à participação de professores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e de estudantes e pesquisadores que estejam trabalhando com a temática do Seminário, ou em áreas afins, como língua portuguesa, literatura, história, sociologia, geografia e psicologia . O evento tem por objetivo congregar pesquisadores, professores e estudantes interessados nas relações entre Arte, Filosofia, Processos Culturais e outros  saberes, por meio de conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos e sessão de pôsteres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário